quinta-feira, 8 de novembro de 2007

18 Espetáculos em Cartaz ...

Foto:Cecília Bastos

SINÓPSES:

ESPETÁCULOS:

1.NOME DO ESPETÁCULO: Rosa de Cabriúna

AUTOR: Luiz Alberto de Abreu

DIRETOR: Adbailson Cuba

NOME DO GRUPO: Cia Teatro de Areia

DURAÇÃO: 90 MIN

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: A partir de 12 anos.

SINOPSE:

Inspirado no romance “Alice” do pintor brasileiro José Antonio da Silva. A superstição e a dura lei do sertão norteiam a vida tranqüila do homem caipira. E é lá onde vive Rosa, uma jovem sonhadora, filha mais velha do maior fazendeiro da cidade de Cabriúna. Ao lado de suas irmãs, Rosa está presa num universo de selvageria e solidão, dividida entre o desejo de encontrar um grande amor e o sonho de liberdade de um horizonte ainda desconhecido. Mas com a chegada de um misterioso forasteiro, a vida brejeira da moça, assim como a de todos os outros moradores da fazenda, está prestes a ser mudada para sempre.

“Rosa de Cabriúna” resgata momentos de extrema poesia... Dos contadores de causo. Do homem do campo. De um passado não muito distante.

2.NOME DO ESPETÁCULO: No Banheiro

TEXTO: Criação Coletiva

DIREÇÃO: Jefferson Lima

NOME DO GRUPO: O Bando do Pé Rachado

DURAÇÃO: 60 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 anos

SINOPSE:

O espetáculo “No banheiro” retrata de forma divertida e despretensiosa as neuroses do universo feminino, levando o público a pensar sobre determinadas situações na medida em que se identifica com as personagens.

3.NOME DO ESPETÁCULO: Fando e Lis

TEXTO: Adaptação de Fernando Arrabal

DIREÇÃO: Diego Marques

NOME DO GRUPO: Teatro Parabelo

DURAÇÃO: 60 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 14 anos.

SINOPSE:

A peça, dividida em quatro quadros, narra a história de um homem e uma mulher que, em uma cadeira de rodas, saem em busca de uma cidade perdida chamada Tar, e durante a viagem, transformam o caminho numa épica arena das contradições humanas.

4.NOME DO ESPETÁCULO: Comida dos Astros – O Banquete

TEXTO: Rony Cácio

DIREÇÃO: Graziella Moretto

NOME DO GRUPO: Comida dos Astros

DURAÇÃO: 50 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: Livre

SINOPSE:

Na estética da “Gastropofagia” todos os assuntos são ingredientes: música, religião, atualidades, celebridades, concretismo, política, artes plásticas e história são alguns dos temas para este banquete paródico.

5.NOME DO ESPETÁCULO: A Mancha Rocha

AUTOR: Plínio Marcos

DIREÇÃO: Alexandra da Matta

NOME DO GRUPO: Disritmia Cênica

DURAÇÃO: 50 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 16 anos

SINOPSE:

Em A Mancha Rocha, peça escrita por Plínio Marcos em 1988, seis mulheres presas numa cela especial descobrem estar com aids. Diante desta situação-limite, se configuram relações de opressão, solidariedade, amor e rebeldia entre estas mulheres e a carcereira.

6.NOME DO ESPETÁCULO: Poemas de Bertolt Brecht

TEXTO: A partir dos poemas de Bertolt Brecht

DIREÇÃO: Grupo Loucura Alternativa

NOME DO GRUPO: Loucura Alternativa

DURAÇÃO: 40 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 anos.

SINOPSE:

A inquietação de um dos mais brilhantes autores do teatro é trazida em cena. Denunciando o oposto sempre explícito, miséria e riqueza, alegria e tristeza, verdade e mentira. O poder que esquarteja a fraqueza. A ganância devora seus próprios dentes. O intelecto é indestrutível, e a idéia só é possível devido a experiência. Para onde quer que o expulsem, para lá vai a revolta, para onde o açoitem, fica ainda sua voz.

7.NOME DO ESPETÁCULO: Rosinha, Asas do Meu Sertão.

DRAMATURGIA: Leo Gatti – Colaboração Cia do Outro Eu

DIREÇÃO: Cia. do Outro Eu

NOME DO GRUPO: Cia. do Outro Eu

DURAÇÃO: 50 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: Livre

SINOPSE:

Cansado de sofrer com a seca, João decide recuperar a chuva – que segundo uma lenda foi roubada por Lampião. Ao descobrir que ele e seus capangas planejam invadir a cidade de Rosinha, João é ajudado por seu Burro e pelo “Veio do Tempo” a entrar no bando de Lampião para tentar impedi-lo...

8.NOME DO ESPETÁCULO: Nelson em Nós I – O Beijo no Asfalto

AUTOR: Nelson Rodrigues

ADPTAÇÃO: Identidade Oculta Cia. Teatral.

DIRETOR: Paulo Henrique Sant'Anna

NOME DO GRUPO: Identidade Oculta Cia. Teatral.

DURAÇÃO: 45 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 14 anos

SINOPSE:

Arandir tem sua vida transformada em assunto público ao presenciar um atropelamento e beijar a vítma (um homem) na boca, antes deste morrer. O repórter Amado Ribeiro, presente por acaso no local, aproveita-se do fato e, em parceria com o delegado Cunha, manipula os acontecimentos e acaba transformando Arandir em amante e assassino do atropelado. O espetáculo serve-se do texto de Nelson Rodrigues – O Beijo no Asfalto, para tratar de questões como a falta de humanidade e o poder da mídia sensacionalista, que “cria” histórias para vender jornal.

9.NOME DO ESPETÁCULO: Eu Experimento

CRIAÇÃO E DIREÇÃO: Cia. meses de Teatro

NOME DO GRUPO: Cia. Meses de Teatro.

DURAÇÃO: 20 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: Livre

SINOPSE:

Sob a linguagem da performance, personas experimentam e se fundem aos quatro elementos que compõe a natureza. Divididos em quatro esquetes, as personas transmitem ao público as respostas corporais obtidas por experimentação e geradas pelo contato com cada elemento, convidando o público a participar de quadros que o façam perceber, através do som, contatos físicos, imagens e danças, as relações que há entre o ser humano e os elemento básicos.

10.NOME DO ESPETÁCULO: Anfitrião

TEXTO: Adaptação de Plauto por Alexandre Morais

ENCENAÇÃO: Grupo Rodar

NOME DO GRUPO: Grupo Rodar

DURAÇÃO: 25 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: Livre

SINOPSE:

O deus Júpiter passou a gostar de uma mortal chamada Alcmena, que é casada com Anfitrião, um comandante do exército tebano. Antes de Anfitrião ir à guerra com seu escravo Sósia, deixou sua esposa Alcmena grávida. Júpiter de rédea solta às suas inclinações, sob disfarce de Anfitrião, usufruiu o corpo de Alcmena engravidando-a também. Mercúrio, filho de Júpiter, se disfarça de Sósia para não ser reconhecido e para poder ajudar ao seu pai nesta confusão. Anfitrião e Sósia voltam da guerra e se vêem diante de si mesmos enganados por Júpiter e Mercúrio. Assim, Alcmena e todos os mortais deste enredo julgam uns aos outros loucos, somente por um capricho dos deuses.

11.NOME DO ESPETÁCULO: Contos e Causos de Severino Velho

TEXTO: Criação Coletiva

DIREÇÃO: Grupo Ôxi

NOME DO GRUPO: Grupo Ôxi

DURAÇÃO: 60 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 anos

SINOPSE:

Em meio a carros, buzinas, ruídos, agitação, sentimos a presença silenciosa de um nordestino que chega a São Paulo em busca de sua família, que ali se habita. A chegada desse homem com toda sua crença, lutando e tentando preservar sua cultura vai ecoar por toda cidade com sua voz, muita música e contos do seu Estado. Com sua alma humilde, Severino nos traz sensibilidade ao encontro de um território humano que hoje se perde na metrópole.

12.NOME DO ESPETÁCULO: A pedra Negra da Frígia

TEXTO: Felipe Cirilo

DIREÇÃO: Cia. Teatral Palco de Brincadeiras.

NOME DO GRUPO: Cia. Teatral Palco de Brincadeiras.

DURAÇÃO: 45 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 16 anos

SINOPSE:

A Idade Antiga traz fragmentos pioneiros da história que foram remanescentes na Idade Média, Idade Moderna e em nosso mundo Contemporâneo. O espetáculo apresenta o julgamento e a condenação de uma Vestal (espécie de Sacerdotisa), desnudando os abusos de poder do governo seja em questões políticas, religiosas e/ou sociais. Através da sátira, da caricatura e da brincadeira, apresenta-se como base esta história da mitologia grega, trazendo fatos e acontecimentos semelhantes ocorridos em épocas diferentes.

13.NOME DO ESPETÁCULO: O Diário Da Espera Feliz

TEXTO: Criação Coletiva a partir de fragmentos de autores diversos.

DIREÇÃO: Grupo Experimental de Teatro

NOME DO GRUPO: Grupo Experimental de Teatro

DURAÇÃO: 50 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: Livre

SINOPSE:

No fim da guerra, uma população destruída vê a esperança de um recomeço promissor fundando a cidade de Espera Feliz, e, com a expectativa da chegada do circo, a cidade é tomada por uma revolução.

14. TURMA CONVIDADAS

14.1 NOME DO ESPETÁCULO: Percurso Severino

AUTOR: Adaptação do grupo para textos de João Cabral de Mello Neto e Walmir Pavam

ARTISTA ORIENTADORA/ DIREÇÃO: Ana Flávia Chrispiniano

NOME DO GRUPO/ TURMA: Cia Sem Efeito Especial de Teatro

DURAÇÃO: 20 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: livre

SINOPSE:

A partir dos textos “Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto, "O Percurso", de Walmir Pavam, e improvisações do grupo, a peça mostra o caminho de um homem em busca da felicidade na cidade grande.

14.2 NOME DO ESPETÁCULO: Era Uma Vez Romeu e Julieta

AUTOR: criação coletiva a partir da obra de William Shakespeare

ARTISTA ORIENTADORA/ DIREÇÃO: Ana Flávia Chrispiniano:

NOME DO GRUPO/ TURMA: Turma de Quinta

DURAÇÃO: 15 minutos

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: Livre

SINOPSE:

Fragmentos improvisados sobre a peça “Romeu e Julieta”, de Shakespeare.

15.NOME DO ESPETÁCULO: Eu Etiqueta

DRAMATURGIA: Adaptação do poema de Carlos Drumond de Andrade e textos das cenas: Wellington Santos.

DIREÇÃO: Grupo Teatro Gangorra

NOME DO GRUPO: Grupo Teatro Gangorra

DURAÇÃO: 55 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: Livre

SINOPSE:

Uma crítica bem humorada ao poder das grandes marcas e ao comportamento dos consumidores, que entregam suas personalidades em troca de outras compradas. A história acontece em uma cidade, onde o que predomina são as grandes marcas, logos, outdoors... Inconscientemente, os habitantes destas cidades compram, vendem, comem, bebem, vestem apenas rótulos, não dando importância ao produto em si e apresentam em seus corpos o que nem eles sabem.

16.NOME DO ESPETÁCULO: Agreste

AUTOR: Newton Moreno

ENCENAÇÃO: Outra Coisa

NOME DO GRUPO: Outra Coisa

DURAÇÃO: 45 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: Livre

SINOPSE:

Esta é a história de um casal do nordeste muito castigado pela seca que se apaixona loucamente. Eram muito tímidos como caramujos e incapazes de se aproximar um do outro, mas havia algo proibido no amor deles que não podia de maneira alguma acontecer, mas aconteceu...

17.NOME DO ESPETÁCULO: O Cidadão Perfeito

CRIAÇÃO: Cia. Humbalada de Teatro.

DIREÇÃO: Filipe Brancalião e Luana Santana

NOME DO GRUPO: Cia. Humbalada de Teatro.

DURAÇÃO: 70 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 14 anos

SINOPSE:

Madame Irmã, uma mulher fina e poderosa, após se consultar com sua guia espiritual descobre que sua vida pode mudar por meio das sombras poderosas da mídia. Vira dona de uma emissora e se torna apresentadora de um programa matinal. Em meio ao programa, tem uma idéia genial: criar o reality show “O cidadão perfeito”, cuja disputa será a conquista da presidência da república.

18.NOME DO ESPETÁCULO: Experimento I

CRIAÇÃO: Cia. Teatral A Vaca Tossiu.

DIREÇÃO: Guilherme Marback

NOME DO GRUPO: Cia. Teatral A Vaca Tossiu.

DURAÇÃO: 70 min

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 16 anos

SINOPSE:

A história se passa em cinco movimentos. Uma garotinha é o fio condutor vivendo uma série de aventuras e experiências, a cada movimento.

Nenhum comentário: